Bandas de pífano podem se tornar Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira

5º Tocando Pífanos acontece nesta sexta, 02, e sábado, 03, com shows de pifeiros de todo país, em Olinda


O 5° Tocando Pífanos, encontro que reúne tocadores de pífano de várias partes do país, começa nesta sexta, 02 de outubro, em Olinda, e vai até o dia 03. O evento reúne shows, palestras, oficinas e até lançamento de livro sobre o tema. Durante o encontro será encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a solicitação de reconhecimento das bandas de pífanos como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. “Nosso objetivo é promover a arte histórica da música que surgiu em torno desse instrumento secular comum no Nordeste”, explica o produtor do evento, Amaro Filho.

Banda de Pífanos Alvorada2

Na programação shows gratuitos na Praça Laura Nigro, na Ribeira, Cidade Alta de Olinda. Na sexta, 02, a partir das 20h30, tem as bandas de pífanos São Cristovão (Panelas-PE) e Pífanos Alvorada (Caruaru/PE). Já no sábado, 03, o Grupo Musical Armorial de Piranhas (Piranhas-AL) se apresenta às 22h, seguido da banda Sebastião Biano e seu Terno Esquenta Muié (São Paulo-SP), fechando a noite.

Um dos momentos de grande relevância do evento será o cortejo das bandas de pífano que seguirão do Museu de Arte Contemporânea (MAC), no sábado, 03, às 17h, até a sede do Iphan, na Cidade Alta de Olinda para concretizar a solicitação para se tornar patrimônio cultural. A entrega dos documentos será realizada pelo consagrado pifeiro Sebastião Biano, de 96 anos, último remanescente da formação original da Banda de Pífanos de Caruaru, de 1914. O evento segue com homenagens ao mestre Egildo Vieira, que faleceu há pouco, e Manoel Ribeiro – mestre Lunga de Caruaru, pifeiro mais antigo em atividade na cidade.

O encontro oferece também programação gratuita durante os dois dias, com oficina prática de confecção de zabumbas, ações de salvaguarda das bandas de pífano, bate-papo com os mestres, palestras e lançamento de livro sobre o tema. O 5º Tocando Pífanos registra, nas cinco edições anteriores, mais de 80 atividades para a preservação e continuidade das bandas de pífanos através da música e seus costumes. “Esse encontro é importante para apresentar esta arte a mais e mais pessoas e, ainda, fazer com que os pifeiros se sintam orgulhosos do seu trabalho, que é uma das formas de expressão da cultura brasileira”, explica Amaro Filho. O 5° Tocando Pífanos tem incentivo do Funcultura/Governo de Pernambuco e apoio da Prefeitura de Olinda.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 5° TOCANDO PÍFANOS:


DIA – 02 DE OUTUBRO (SEXTA)


Manhã

– 9:30 – Abertura – Saudações aos pifeiros.

– 10:00 às 12:00 – Oficina prática de confecção de zabumbas, por José Feliciano e Basto da Zabumba.

Tarde

– 14:30 às 17:00 – As novenas como referência para salvaguarda das bandas de pífano, por Genaldo Barros e Eduardo Lima Neto.

Noite

– 20:30 às 22:30 – Shows:

Banda de pífanos São Cristovão – Panelas/PE e Banda de Pífanos Alvorada – Caruaru/PE

DIA – 03 DE OUTUBRO (SÁBADO)


Manhã

– 9:30 às 11:00 – Fala Mestre – mestres das bandas de pífanos convidadas conversam sobre suas trajetórias.

– 11:00 às 12:00 – Lançamento de livros sobre o tema.

Tarde

– 14:30 às 17:00 – Palestra: Patrimônio Imaterial pelo Iphan

– 17:10 – Cortejo e entrega do documento para o reconhecimento das bandas de pífanos como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Noite

– 21:00 – Homenagem a Manoel Ribeiro de Lima, o Mestre Lunga de Caruaru e ao maestro Egildo Vieira.

– 22:00 – Shows:

Grupo Musical Armorial de Piranhas – Piranhas/AL e Sebastião Biano e seu Terno Esquenta Muié – São Paulo/SP.

*As atividades de formação serão no MAC – Museu de Arte Contemporânea, rua 13 de maio, Cidade Alta – Olinda. Os shows serão na Praça Laura Nigro – Ribeira – Cidade Alta – Olinda. Todas as atividades são gratuitas.