Dia do Idoso alerta para importância da saúde dos joelhos na terceira idade

Leonardo Monteiro medico ortopedista CREDITO Dayvison Nunes

Problemas como artrose e osteoporose estão entre as principais causas de dor nos joelhos em idosos, impactando na qualidade de vida e no risco de quedas

No dia 1º de outubro é celebrado o Dia do Idoso, uma data que reforça a necessidade de atenção especial à saúde dessa população. Entre os principais problemas que afetam o envelhecimento saudável está a dor no joelho, que compromete diretamente a mobilidade e a qualidade de vida. No Brasil, segundo dados do IBGE, já são 32,9 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que representa cerca de 15,8% da população. 

De acordo com o médico ortopedista Leonardo Monteiro, especialista em joelho, as causas das dores nos joelhos são múltiplas, mas o envelhecimento natural e o excesso de peso estão entre os fatores mais relevantes. “A artrose lidera as causas de dor no joelho em idosos. Esta condição degenerativa resulta no desgaste da cartilagem, provocando dor, rigidez e perda de mobilidade”, explica. O especialista acrescenta que a osteoporose, a tendinite e a degeneração do menisco também estão entre os diagnósticos mais comuns.

Prevenção começa no dia a dia

Leonardo Monteiro ressalta que alguns cuidados simples podem retardar o desgaste e melhorar a saúde articular. “O joelho sustenta o corpo, já é uma articulação bastante sobrecarregada e, com o ganho de peso, esse desgaste acontece mais rápido. O controle do peso, a prática de atividades físicas e a melhora da alimentação são fundamentais”, orienta.

Recomendações

  • Manter uma alimentação saudável;
  • Praticar exercícios físicos regulares;
  • Evitar o sobrepeso;
  • Reduzir o consumo de alimentos inflamatórios, como açúcar e álcool.
  • Risco de quedas

As dores e limitações nos joelhos também estão ligadas a outro grande desafio da terceira idade: as quedas.  O especialista aponta que a perda de força muscular, associada a problemas de visão, audição e reflexos mais lentos, aumenta significativamente o risco de acidentes domésticos. “É essencial eliminar riscos como tapetes escorregadios, investir em corrimãos e iluminação adequada. Além disso, exercícios de fortalecimento e equilíbrio, revisão da acuidade visual e acompanhamento médico são medidas fundamentais para prevenir quedas”, alerta o ortopedista.

Cuidados também para os mais jovens

Embora a artrose seja uma condição associada ao envelhecimento, Leonardo Monteiro lembra que problemas no joelho em jovens também merecem atenção. “O joelho que está inchando, travando, estalando ou ficando rígido ao acordar não pode ser ignorado. Se não tratado, pode acelerar a progressão da artrose e antecipar em décadas o surgimento de uma doença que deveria aparecer apenas após os 70 anos”, afirma.

O especialista conclui que cuidar dos joelhos em todas as fases da vida é essencial para garantir qualidade de vida e independência. “O objetivo é preservar a função da articulação para que o paciente tenha um joelho saudável até o fim da vida”, reforça Leonardo Monteiro.

Leonardo Monteiro é médico ortopedista especialista em joelho, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia Esportiva. Atende na Ortoclínica, no Real CTO, do Hospital Português, no Memorial Traumato Ortopedia, do Hospital Memorial São José e na Clifor Olinda.

@dr.leonardo_monteiro