Ouro e pedras naturais interagem nas 30 novas joias da Coleção Natal 2014 do designer Antonio Bernardo. Criando associações compositivas que destacam transparências, brilhos, intensidades cromáticas e configurações formais, as joias conotam movimento de clímax, destacadas no design de brincos, aneis e colares… o embate entre o metal e a pedra origina os contrastes entre a regularidade formal, de um, e a suavidade aparente, do outro. Uma coleção que celebra as interações, entre semelhantes ou contrastantes, cujos jogos de força se valorizam mutuamente.
No Recife, o preview das peças acontece na terça, dia 11 de novembro, em esquema all day, na loja da Antonio Bernardo no Shopping Recife. A empresária Ana Cecília Santos Leal apresenta pessoalmente a coleção. Seguem os detalhes de cada peça.
Anel Black Cluster II:
Toda a mesa e parte das laterais do anel são pavimentadas por diamantes negros que conferem brilho intenso. Como ponto focal o diamante central de maior dimensão.
Anel Estrutura com Pérola:
Na mesa do anel, a malha tridimensional de fios de ouro dispostos ortogonalmente sofre dilatação para acomodar no seu interior uma pérola redonda. Destaca-se o contraste entre o delicado brilho perolado da gema esférica e a rigidez formal da estrutura espacial da joia.
Anel Gaivota com Diamante Negro:
O anel tem perfil na forma estilizada do voo de uma gaivota, com diamantes negros cravados sequencialmente.
Anel Mandagreen:
O nome deriva da composição dos dois elementos compositivos do anel: no centro a calota de quartzo verde, polido, onde repousa a bela granada Mandarin. O diálogo entre a opacidade e a translucidez das gemas é a essência do design.
Anel Oxigênio AG:
Versão em prata do consagrado anel Oxigênio, que tem o corpo maciço atravessado por fendas tubulares. O acabamento polido interno contrasta com o fosco, exterior, enfatizando as fendas transversas.
Anel Zênite Negro II:
Uma calota com seção inclinada conforma a mesa do anel. Suas extremidades angulares arrematam o eixo transversal, para onde convergem feixes de diamantes negros.
Brinco Blue Paradise:
O design valoriza a tonalidade, brilho e transparência da pedra. Diamantes envolvem a água marinha em forma de gota e a cravação, com o mínimo de metal, destaca a preciosidade da joia.
Brinco Clímax:
Dispostos lado a lado, os diamantes percorrem a figura de um arco alongado que tem o ponto de inflexão na sua extremidade superior. O movimento ascendente e descendente da joia inspirou a denominação de Clímax.
Brinco Demi:
Duas chapas de ouro são curvadas na forma oval e dispostas verticalmente. A superior, contudo, é interceptada ao meio, gerando a superfície plana que acomoda o pino da joia. Destaque para o contraste entre os acabamentos, polido interior e fosco exterior.
Brinco Eclipse:
Dois discos sobrepostos, ouro sobre prata, configuram o a unidade compositiva da joia. Delicadamente afastados entre si, o círculo de ouro parece flutuar sobre a prata.
Brincos Espeto Crânio e Pingente Crânio:
A forma estilizada de um crânio é composta por faces planas e inclinadas. Nas versões ouro e prata, o design enfatiza as angulações.
Brincos Espeto Luar e Pingente Luar:
Duas fases lunares, a cheia e a crescente, são os elementos de inspiração da joia. A primeira é configurada por meia pérola, envolta por delgada cápsula de ouro, enquanto que a fase crescente tem curvatura ascendente, preenchida com diamantes.
Brinco Espeto Radial:
O quartzo incolor e circular, lapidado no padrão Celebration, repousa no centro do brinco. Dele, parte a estrutura tridimensional de hastes inclinadas e circulares, cuja geometria radial tem sintonia com as facetas reflexivas da gema.
Brinco e Pingente Estrutura Redonda com Pérola:
A malha ortogonal dos fios de ouro que conformam a figura circular do brinco são dilatadas na sua parte central, para acomodar uma pérola redonda. Destaca-se o contraste entre o delicado brilho perolado da gema esférica e a rigidez formal da estrutura geométrica.
Brinco Ilusion:
Dois meios círculos são unidos nas extremidades superior e inferior e no centro do eixo vertical do brinco. A fenda entre eles revela a curvatura ondulada do metal.
Brinco Sentidos:
Duas gotas de quartzo facetado incolor conformam as extremidades do brinco. Elas estão unidas por fio flexível e tem extermidades apontadas para o exterior da joia, como se o brilho se prolongasse indefinidamente.
Brinco Soft:
Diamantes dispostos verticalmente tem tamanhos crescentes no sentido descendente da peça. Eles estão contidos em semi-esferas de ouro, com acabamento acetinado.
Brincos Solar:
Chapas de ouro e quartzo branco ou quartzo negro se sobrepoem para formar a estrutura orgânica da joia. Articuladas entre si, as gemas tem na chapa acetinada de ouro um anteparo que reflete a luz.
Brinco Super Sexy com Diamante Negro:
É a intensidade do brilho e da cor dos diamantes , dispostos sequencialmente na joia com sutil ondulância, que inspira o nome da peça.
Colar e Pulseira Mix Branco:
Citrinos, madrepérolas e pérolas compõem o colar Mix Branco, caracterizado pela interação harmônica dos fios e das tonalidades, brilhos, opacidades e translucidez distintas das gemas.
Colar Orvalho:
Um pingente em forma de gota facetada, pontuada por diamante redondo na sua extremidade superior, é o destaque da peça. Disponível nas versões Morganita e Prasiolita, a joia enfatiza a suavidade das tonalidades das gemas, que são emolduradas por ouro com acabamento rendilhado.
Pingente “Hora do cafezinho”:
Dando continuidade à série de pingentes, este novo, em ouro celebra os momentos de relax, aquela hora do papo descontraído, do “recreio”.
Brinco, Anel e Pingente Inside:
A forma aparentemente maciça do brinco, anel e pingente contrasta com seu interior vazado. O design aborda a ideia de investigação do interior das joias de prata.
Colar Inside:
A mesma forma aparentemente maciça, de interior vazado, se repete numa sequência de peças equilibradas em um fio de couro, diferenciadas pelo tamanho.
. ANTONIO BERNARDO
Shopping Recife – Rua Pe. Carapuceiro, 777 – Boa Viagem – Recife/PE
Fone: (81) 3326.9004
Site: www.antoniobernardo.com