Pais e alunos puderam se divertir ao som da Orquestra de Frevo Maia. Entre os presentes, o Governador
Paulo Câmara acompanhava sua família na folia
Num clima de muita alegria, a Troça Carnavalesca do Colégio Apoio ganhou às ruas de Casa Forte na manhã desta sexta, 13. Entre os foliões, crianças de todas as idades fantasiadas, brincaram ao lado dos seus pais e colegas. A troça, que acontece há 21 anos, já é tradicional no circuito carnavalesco da Zona Norte e costuma reunir, além de alunos, muitos moradores do bairro sempre na última sexta-feira antes do Carnaval. Entre os participantes, estava o Governador do Estado, Paulo Câmara, a esposa, Ana Luiza, e suas duas filhas, que estudam na instituição, Lara, de 10 anos, e Helena, de 5. “A troça é importante para que as crianças possam se familiarizar com as raízes culturais do Pernambuco e, assim, transmitir nossa riqueza para seus amigos e colegas”, afirma.
Para a Diretora Pedagógica do Apoio, Terezinha Cysneiros, a troça é um dos eventos mais valorizados pela instituição. “A agremiação faz parte da cultura e valorização do carnaval de rua e das figuras carnavalescas. Achamos interessante que os alunos vivam o resgate do verdadeiro Carnaval pernambucano”. Os foliões puderam se divertir ao som da Orquestra de Frevo Maia, durante todo o percurso que saiu da Praça de Casa Forte rumo à escola, que fica na rua Conselheiro Nabuco, em Casa Amarela.
“Eu venho todos os anos e adoro. Gosto das músicas tradicionais e de estar com meus amigos”, explica Isabela Carvalho, de 13 anos. Para os pais, essa é uma oportunidade de integrar as crianças à folia de forma segura e familiar. “Esse é o Carnaval mais esperado, pois eles encontram os amigos para se divertir. O colégio fortalece a riqueza cultural e eles vivenciam esse aprendizado”, explica Renata Coutinho, mãe de Letícia, de 11 anos, e Luiza, de 13.