Campanha “Simplifica Brasil” surge com o objetivo de favorecer o empreendedorismo e o bem estar da população
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lança neste mês de abril a campanha “Simplifica Brasil”, por um país com mais liberdade, alegria e menos burocratização, o que para a instituição, possibilita mais negócios e empregos estáveis. A campanha busca leis que facilitem jornadas de trabalho flexíveis, menores taxas de cartões de crédito e outros pontos que favorecem não apenas o setor de alimentação fora do lar, mas estimulam o empreendedorismo.
Quando o assunto é competitividade empresarial, o Brasil está entre os últimos do ranking. De acordo com pesquisa do Institute for Management Development (IMD), entre os 60 países analisados, o Brasil foi classificado em 54° lugar. Em levantamento realizado pelo Banco Mundial, para a simples atividade de abrir uma empresa, o brasileiro leva, em média, 102,5 dias, passando por 12 procedimentos. Essa mesma demanda em países da América Latina e do Caribe requer apenas 30,1 dias, com 8,3 procedimentos. E, já entre os membros da Organização para a Cooperação Econômica (OCDE), essa média cai para 9,2 dias, com 4,8 procedimentos.
O objetivo da campanha, liderada pelo presidente executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci, é facilitar o ato de empreender e buscar qualidade de vida para o cidadão. Através do conceito de “rua sociodiversa”, que congrega as atividades da sociedade ao lado de estabelecimentos como padarias, floriculturas, bares, restaurantes e lojas diversas, o objetivo é tornar o dia a dia prático para todos, seguindo modelos consagrados existentes em países de primeiro mundo. A Abrasel busca o avanço da quantidade e qualidade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, do qual o setor de serviços, que compreende os bares e restaurantes, é responsável por 69,4%. Logo após vem o setor da indústria com 24,9% e o da agropecuária com 5,7%, conforme dados do IBGE, em fevereiro de 2014.
“A desburocratização de processos é fundamental para que tornem mais objetivas e prazerosas a rotina de diversos profissionais e, conseqüentemente, da sociedade”, explica o presidente da Abrasel-PE, Núncio Natrilelli. A campanha objetiva ainda levar às ruas o estilo Abrasel de ser, uma forma viva, diversificada, sustentável, segura e com hábitos saudáveis para transformar o país num lugar melhor para se viver. “Buscamos aprovação para projetos que a categoria defende e precisa colocar em prática para continuar empreendendo e crescendo, como o trabalho intermitente, menores taxas de cartões de crédito e outras sobretaxas aplicadas”, completa Natrielli.
A campanha surge a partir de um manifesto encabeçado por Solmucci, que une as 27 seccionais da Abrasel no Brasil e convida empresários, sociedade, lideranças da esfera pública, privada e parceiros a se engajarem na ideia. “O que amarra o país são as travas burocráticas, o excesso de normas, regulamentos e leis. Vamos fazer o país deslanchar começando pelas ruas, com um desenvolvimento verdadeiramente integrado, humano e solidário”, declara Solmucci. O manifesto completo pode ser acessado através do site www.abrasel.com.br.
Informações para a Imprensa:
EXECUTIVA PRESS 3221.5926 – 9959.1092 – 9684.9396 – 9698.0116 www.executivapress.com.br
Fabiana Galvão – 55 81 9966.4166 – fabiana@executivapress.com.br
Karlla Barbosa – 55 81 9961.7937 – karlla@executivapress.com.br
Atendimento – Taciana Aymar – producao@executivapress.com.br