50 Anos de Cantoria é o título do DVD que vai homenagear a carreira de Ivanildo Vila Nova

Ivanildo e grandes nomes da cantoria imortalizam a arte do repente do nordeste brasileiro, em DVD que será lançado no segundo semestre de 2015

Para imortalizar a cantoria nordestina, o repentista Ivanildo Vila Nova gravou, na noite da última quinta, 21 de maio, no Teatro de Santa Isabel, no Recife (PE), o primeiro DVD da sua carreira. Intitulado 50 Anos de Cantoria, o trabalho, com produção da Página 21 e incentivo do Funcultura/PE, deve chegar às lojas no segundo semestre de 2015. O show, que comemora o cinqüentenário do cantador na arte do repente, contou com a participação de grandes parceiros de estrada como Miro Pereira, Sebastião Dias e Raimundo Caetano, além dos filhos, o declamador Iponax Vila Nova e a cantora Indira Vila Nova.

Essa é a primeira vez que o artista grava um DVD com tamanha estrutura e qualidade técnica. “Hoje a cantoria não será em forma de desafio, será uma parceria que eleva a cultura do Nordeste através de versos e rimas”, explica Vila Nova. O DVD seguiu com repentes no formato de quadras, sextilhas, sétimas e decassílabos produzidos com os temas fornecidos pelo apresentador Iponax. Como esperado, o primeiro a subir ao palco foi o Ivanildo, ao lado do amigo Sebastião Dias para uma sextinha com os temas Se dependesse de mim Cinco décadas vivendo do improviso com saúde, talento e preferência. Nessas rimas, Ivanildo expressou sua alegria com o projeto: “Faria outro DVD daqui a 50 anos para dar de presente a todos pernambucanos”, cantou.

Logo após, foi a vez de Miro Pereira e Daniel Olímpio, seguidos pelas apresentações de Rogério Meneses, Raimundo Caetano e da dupla de cantadores mais jovens da noite, Raulino Silva e Luciano Leonel. Os motes das rimas variaram entre temas do dia a dia dos cidadãos, assuntos relacionados ao Nordeste, ao Brasil e a temas atuais do mundo, sem esquecer de citar o cotidiano dos cantadores. Após os repentistas, Indira Vila Nova entrou em cena cantando as canções Nordeste Independe, Orgulho de Ser Nordestino e um tributo ao Zé Marcolino, poeta e compositor paraibano.

O show encerrou com novos versos de Vila Nova, que ficou bastante emocionado com a realização do projeto. “Adoro levar a cultura do Nordeste adiante pelas cidades que percorro. Em todos esses anos de carreira, durante minhas andanças pela região, pude ver novos cantadores se formar e pude ajudar a fundar associações, criar congressos e festivais de cantoria que perpetuam a cultura nordestina”, disse Vila Nova. “Gravar o DVD é fazer com que as pessoas tenham esse material à disposição a qualquer hora”, completa. Quando questionado se o improviso dá frio na barriga, Ivanildo Vila Nova revela que não, porque o improviso é uma coisa natural do cantador, que não se aprende na escola ou em livros e, sim, na vida.