O Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe) se reuniu nesta terça-feira, 02 de junho, na Prefeitura de Moreno, para discutir a política de assistência farmacêutica de atenção básica. O objetivo é realizar a compra de remédios em conjunto, para postos de saúde, a fim de conseguir preços mais baixos. Durante a reunião, os participantes realizaram estudos de casos, pensaram estratégias, discutiram sobre gestão farmacêutica e processo administrativo com foco nas compras compartilhadas, e definiram quais medicamentos serão adquiridos pelo consórcio.
“Com a criação do consórcio, os municípios participantes esperam uma considerável economia aos cofres públicos, algo em torno de 18%. Serão comprados grandes lotes de medicamentos, dando a possibilidade de negociar melhores preços com os fornecedores”, afirma o prefeito de Moreno, Dilsinho Gomes.
O Comupe é formado pelas cidades de Afogados da Ingazeira, Bezerros, Buenos Aires, Cumaru, Iguacy, Lagoa Grande, Moreno, Pesqueira, São Bento do Una e Serra Talhada – cidades que, juntas, somam uma população de cerca de 450 mil habitantes. A cidade de Moreno foi escolhida como sede do Conselho devido à sua localização estratégica.