Alunos do Colégio Apoio representam Pernambuco na Olimpíada Brasileira de Robótica

O estado de Pernambuco será representado na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) pela equipe Apoiobot, formada por alunos do Colégio Apoio. O evento é um dos campeonatos científicos brasileiros apoiados pelo CNPq e será realizado entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, na cidade de Uberlândia/MG. Esta é a primeira vez que o colégio participa da competição que, este ano, reúne 2.533 equipes.

Os alunos do Apoio construíram um robô que vai percorrer uma arena modular, composta por rampas, passagens, pontes e obstáculos, com o objetivo de “resgatar vítimas”. A ideia é que o robô seja um protótipo para casos da vida real. A máquina deve ser forte para passar por terrenos irregulares e driblar entulhos para encontrar vítimas de acidentes e cuidadosamente transportá-las até um ponto onde os seres humanos poderão assumir o controle. Neste caso, as vítimas serão representadas por bolas de isopor de cinco centímetros de diâmetro.

Os trabalhos serão avaliados de acordo com criatividade, esperteza, simplicidade e funcionalidade dos robôs. Os vencedores têm que realizar a prova em menor tempo cumprindo todas as normas do regulamento. Os primeiros colocados participarão da competição internacional, ainda sem data e local divulgados.

Durante a Olimpíada também estará sendo realizada a Mostra Nacional de Robótica (MNR), da qual participarão mais 23 alunos do Colégio Apoio, com diferentes projetos de pesquisa. Os estudantes ganham medalhas e certificado, além de terem alguns trabalhos escolhidos para receberem bolsa de CNPq. “Essa participação é a culminância de trabalho diário de robótica realizado na escola”, afirma a professora de robótica do Apoio, Vancleide Jordão.  “A tecnologia é uma ferramenta de inovação que veio a serviço da educação e favorece o aluno a desenvolver suas competências e habilidades, como o trabalho em equipe, a ampliação da visão de mundo, o empreendedorismo”, completa a diretora pedagógica do ColégioApoio, Terezinha Cysneiros.