CasaCor PE 2022 vai até 04 de dezembro no Edifício Chanteclair

2c1c753b-d0ef-41aa-8f48-ebf05e23df7c
Micro-ondas no tratamento da gordura localizada, celulite e flacidez da pele
16/11/2022
A cirurgiã dentista Taciana Abreu enfatiza que visitas regulares ao dentista ajudam na detecção precoce do câncer de boca
Novembro Vermelho: Mês de prevenção ao câncer de boca
22/11/2022
Exibir tudo

CasaCor PE 2022 vai até 04 de dezembro no Edifício Chanteclair

Casacor PE 2022. Foto: Bruna Costa

Casacor PE 2022. Foto: Bruna Costa

Mostra tem ambientes com acesso gratuito

 

Quem nunca passou pelo Recife Antigo, viu o Edifício Chanteclair e teve curiosidade de conhecer? Pois a chance apareceu, com a Casacor PE 2022, uma mostra de decoração que está atraindo muita gente para ver as tendências da decoração ganhou mais dias e vai até 04 de dezembro.

Logo na entrada da mostra, ainda na área externa do Edifício Chanteclair com acesso gratuito, o visitante vai se deparar com o Artsy Pills, uma alameda interativa criada por Thiago Monteiro, Bruno Tinoco, Julia Lima e Renata Lobo do HAUTLAB Creative Studio Core.  “Transformamos a Alameda da Casacor Pernambuco em uma instalação de arte, trazendo inspirações de Milão e Londres. A ideia foi mimetizar o próprio edifício através de painéis espelhados que seguem o formato de arco das janelas do Chanteclair, em forma de reverência ao seu símbolo histórico. O vermelho “Poppy Red” traz a essência da nossa marca e impacta toda a extensão da alameda em uma passarela cool e instagramável. Optamos pela parceria com a Steel porque o produto tem qualidade, é economicamente viável e tem a beleza estética de acabamento que pensamos”, conta Thiago Monteiro.

 

Todo o mobiliário urbano da Alameda, 46 bancos vermelhos com formas geométricas e mais 18 cachepots do ambiente, foi confeccionado pela Steel Artefacto em ACM Composto. “O alumínio composto – ACM – é um material que é comumente usado em fachadas. Nós estamos inovando e tornando o ACM mais versátil. O ACM é um material leve, versátil, resistente e com alta durabilidade”,  explica Leonardo Caramori, CEO da Steel Artefacto.

Living Travessia. Foto: MCA Estudio

Living Travessia. Foto: MCA Estudio

O primeiro ambiente dentro do edifício é  o Living Travessia, das arquitetas Ana Moura e Ana Higino,e a visita a ele é gratuita, juntamente com a visita à área de convivência. O Living Travessia traz, em um mesmo espaço, mobiliários clássicos, obras de arte, uma atmosfera aconchegante e o impacto de um projeto de iluminação arquitetural assinado por Márcia Chamixaes. O branco e o off white aparecem em variadas texturas, do couro ao veludo, passando pelo linho e pela transparência do vidro. A sofisticação vem da curadoria das peças de mobiliário e de arte presentes no living. Tapeçarias e telas imprimem pontos de cor e peças do acervo pessoal das arquitetas dão personalidade ao ambiente.

Galeria dos Artesãos. Foto: Paula Villocq

Galeria dos Artesãos. Foto: Paula Villocq

A Galeria dos Artesãos, projeto do arquiteto Diogo Viana, é outro ambiente de impacto. Com a experiência de 12 participações na Casacor PE, o arquiteto Diogo Viana assina na Casacor 2022 uma galeria para abrigar criativo trabalho autoral de mestres e artesãos pernambucanos. A Galeria dos Artesãos ocupa um salão com 73m² um dos principais salões do centenário Edifício Chanteclair.  O espaço é uma parceria do Centro de Artesanato de Pernambuco, Sebrae Pernambuco e Diogo Viana Arquitetos, reunindo obras de 40 artesãos do Nordeste com uma cautelosa curadoria de Diogo Viana.

A Galeria dos Artesãos vai além de um ambiente expositivo, traz uma sala de estar mostrando a inserção do artesanato pernambucano na decoração de interiores. “É um espaço expositivo e contemplativo do que é produzido no estado de Pernambuco com atmosfera contemporânea bem pernambucana. É um espaço comercial e os clientes vão poder comprar as peças com a curadoria cuidadosa que fiz para o visitante”, revela Diogo Viana. Entre os nomes presentes, Marcus de Sertânia, Nicola, Rubens Rodrigues, Carlito Xambioá, Mano de Baé, Mestre Cida Lima, Luiz Benício, Mestre Fida, Dona Mocinha de Buíque, Damião da Silva, Rosalvo de Olinda, entre outros.

The Bar. Foto: Bruna Costa

The Bar. Foto: Bruna Costa

Outro ambiente que pode ser desfrutado na Casacor é o The Bar, que funciona no térreo e primeiro andar, assinado pelas arquitetas Rafaella Bitencourt e Lorena Veloso, que uniram talentos especialmente para a mostra. O The Bar é um ambiente que ocupa térreo e primeiro andar do Chanteclair. O projeto tem parceria com a Diageo, que está celebrando os 200 anos do uísque Johnnie Walker. O espaço tem operação do restaurante Kisu. O ambiente tem 200m² com térreo, mezanino e deck ocupados por uma atmosfera onde o novo e o contemporâneo aparecem respeitando, preservando e dialogando com o antigo, em um projeto cheio de sofisticação. “Nosso espaço reflete a importância de que para o futuro existir é preciso respeitar o passado”, revela a arquiteta Lorena Veloso. No The Bar, o azul da cor Artesão da Coral aparece marcando todo o ambiente.

Rafaella Bitencourt e Lorena Veloso decidiram deixar à mostra no The Bar a passagem do tempo, as marcas nas paredes, que para elas são a alma desse edifício centenário e icônico do Recife. “O conceito do nosso projeto é intervir de forma respeitosa dentro de um edifício histórico. Escolhemos uma paleta de cor forte e marcante, o azul Artesão da Tintas Coral, para registar a nossa passagem no ambiente”, conta Lorena Veloso. “Fizemos uma elegante marcação por meio das cores, deixando à mostra boa parte das paredes detonadas com as marcas do tempo, valorizando a história do lugar”, complementa Rafaella Bitencourt. A história do Chanteclair aparece também em uma linha de tempo, fruto de pesquisas feitas pelas arquitetas, que relata os últimos 100 anos, em registros da imprensa sobre o prédio.

Lounge Lobby. Foto: Morgana Nunes

Lounge Lobby. Foto: Morgana Nunes

Há 10 anos participando da CasaCor Pernambuco, a arquiteta Marylia Nogueira assina o ambiente Lounge Lobby. Respeito e reverência à história do edifício, e suas diversas funções ao longo de mais de um século, marcam o ambiente assinado por Marylia Nogueira, que traz à tona revestimentos originais do casarão, com jardins naturais e o uso de materiais de fonte sustentável. “O Chanteclair é um prédio emblemático que sempre chamou a atenção pela riqueza de detalhes classicistas, resistindo no cenário do Recife Antigo por todos esses anos. Nosso espaço tem uma ambiência de acolher, pensado para receber e levar o público a uma experiência de respeito ao que ali foi um dia, mas com o olhar direcionado para o contemporâneo”, aponta a arquiteta Marylia Nogueira. O Lounge Lobby é um dos maiores ambientes da CasaCor, é obrigatório passar por ele para circular na mostra.

Home Copergás. Foto: João Paulo Oliveira

Home Copergás. Foto: João Paulo Oliveira

A arquiteta Ana Cristina Cunha traz para o Home Copergás um ambiente ousado. Um home cine que ganhou deck para a área externa do Chanteclair. O ambiente criado por Ana Cristina Cunha se vale do apelo dramático das cores. O estímulo sensorial faz parte da experiência de visitação. “Busquei o infinito, tema da mostra, e para mim considerado como algo incalculável, imensurável e particular que se apresenta no nosso espaço com o contraste entre o preto e o bege”, explica Ana Cristina Cunha. Para criar essa atmosfera, a paleta de cores tem predominância do preto trazendo um apelo dramático associado à elegância, mistério e força. Em contraste, aparece o bege transmitindo calma e passividade. A arquiteta usa os tons Areia e Lápis Preto da Coral e também o efeito Velvet que dá um aspecto aveludado às superfícies.

Lounge Coral. Foto: João Paulo Oliveira

Lounge Coral. Foto: João Paulo Oliveira

A Coral também marca presença na Casacor PE no ambiente Lounge Coral, assinado pelo arquiteto Romero Duarte e inspirado na obra de Francisco Brennand, artista plástico que tem uma relação singular com o imaginário pernambucano. “Estamos muito animados em, mais uma vez, apresentar nossas melhores soluções para esse time talentoso de profissionais do evento e participar da mostra em Recife, praça tão importante para os nossos negócios, onde temos uma fábrica da Coral, fonte para nossos projetos pilotos de inovação”, comenta Juliana Zaponi, gerente de Comunicação de Marca e Cores para Tintas Decorativas na América do Sul.

Nas cores do Lounge Coral proposto por Romero Duarte, tendo como base a tela ‘A Dança’, tons como o Poesia Concreta no teto, Sertão nas paredes e Árvore de Outono no hall de entrada marcam o espaço com muita personalidade, de forma harmônica e contextualizada, arrematados pelo piso em quartzito Carius, com suas nuances delicadas e marcantes. Com intenção de destacar o entorno das cores e as obras de arte, foram utilizados mobiliários em sobretons de off white e móvel fixo mimetizado pela mesma cor Sertão das paredes.

Os comentários estão encerrados.