Casapronta apresenta coleção do Projeto Viés

Peças criadas por designers brasileiros consagrados resgatam história do design nacional

A Casapronta – loja de móveis localizada no Shopping da Decoração, em Boa Viagem – lança, no próximo dia 26 de agosto, as peças do Projeto Viés, que reúne designers consagrados para a criação de uma coleção de mobiliário. Marcada pela utilização de materiais ao mesmo tempo tradicionais e contemporâneos, como o couro e madeira, a primeira coleção do Projeto Viés vem carregada de inspirações de grandes designers brasileiros. Na ocasião, serão lançadas também as marcas Natuzzi e Aristeu, que passam a fazer parte do portfólio da loja.

Profissionais como a Aida Boal – contemporânea de Sérgio Rodrigues – e o saudoso José Zanine Caldas unem as décadas de 50 e 60 à atualidade ao lado de nomes como o carioca Zanini de Zanine, o paranaense Ronald Scliar Sasson e o pernambucano Flavio Franco, que considera a década de 50 como a base das criações atuais. Zanine, Ronald e Flávio estarão presentes no lançamento no projeto na Casapronta.

“Ainda hoje essa época de ouro do design brasileiro serve de inspiração para vários profissionais, porém acho que devemos ter uma linguagem própria da nossa época, com traços autênticos do momento em que vivemos”, explica Flávio. “Acho que pela primeira vez formou-se um grupo tão eclético, várias gerações estão envolvidas nesse projeto e, o melhor, com profissionais dos quatro cantos do país”, completa.

O Projeto Viés prevê o lançamento anual de uma edição limitada de peças, com selo de mobiliário assinado e catalogado que, em Recife, podem ser encontradas com exclusividade na Casapronta.

DESCRITIVO DAS PEÇAS:

Poltrona Serfa

Designer Zanini de Zanine
Material: estrutura em madeira catuaba, com assento e encosto em couro.

A peça de Zanini de Zanine tem como ponto de partida a fusão do trabalho de Sergio Rodrigues, aqui exaltado pela identificação com a cultura brasileira e indígena, e de Ricardo Fasanello, descrito por Zanini como atemporal e elegante, e cujo trabalho é fortemente lembrado pela mistura de couro, metal e madeira.

Poltrona Boscoli

Designer Ronald Scliar Sasson
Material: estrutura em madeira catuaba, com assento e encosto em couro.

Poltrona usinada em centro de cinco eixos, a Boscoli é um retorno do designer ao modernismo brasileiro, e também uma referência à influência nórdica em suas criações.

Poltrona Christina

Designer Aida Boal
Material: estrutura em madeira catuaba, com assento e encosto em couro.

Desenhada a partir de conceitos de elegância e conforto, a poltrona Christina também é resultado de uma das maiores características do trabalho de Aida, o amplo estudo do design de mobiliário com espírito de renovação.
Banco Amy

Designer Flavio Franco

Material: estrutura em madeira e laminada em freijó.

O Amy é formado pelas interseções de vários planos com fixação oculta entre si, transmitindo um visual com equilíbrio e movimento. As peças que sustentam o banco apresentam medidas e profundidades variadas, o plano do assento tem ângulos diferentes em suas extremidades, o que confere aspecto dinâmico à peça.
Banco Belmonte

Designer Zanine Caldas
Material: estrutura em madeira catuaba e madeira ebanizada.

Reedição do banco maciço produzido na década de 70 a partir de descartes do desmatamento da mata atlântica no sul da Bahia.