Cases de sucesso de urbanismo social serão debatidos em encontro no Recife (PE)

Fotos do Deskontao Av Norte por Bruna Costa @brunacostafoto
KarneKeijo lança plataforma ONFOOD de vendas online especializada em foodservice
28/04/2023
Sala de Biomecânica com tecnologia de ponta utilizada em laboratórios fora do país.
Recife ganha centro médico e fisioterapêutico especializado em Análise de Marcha
25/05/2023
Exibir tudo

Cases de sucesso de urbanismo social serão debatidos em encontro no Recife (PE)

Sergio Fajardo, ex-prefeito de Medellín, Colômbia - CRÉDITO Divulgação (1)

I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social acontece de 09 a 12 de maio, em diversos espaços da cidade, e reúne nomes de brasileiros e estrangeiros referências na área

 

O que o Recife, com os Compaz e a urbanização da Ilha de Deus, e a cidade colombiana de Medellín têm em comum? As duas cidades abrigam políticas públicas que podem ser consideradas referências na área do urbanismo social. Medellín foi inspiração, o Recife correu atrás e, hoje, já possui ações como os Compaz que, aos poucos, estão transformando a vida e a realidade das pessoas e comunidades. Os cases de urbanismo social de Medellín e do Recife e de outras cidades no mundo estarão em debate no I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social, que acontece de 09 a 12 de maio, em diversos espaços da cidade. O evento vai reunir especialistas brasileiros e estrangeiros que são referências na área.

Entre os nomes confirmados para o encontro estão Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín/Colômbia, Sérgio Fajardo, ex-prefeito de Medellín, Carmen Silva, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto de São Paulo (MTST/SP), Katia Mello, copresidente da Diagonal, Aline Cardoso, secretária de Trabalho e Qualificação de São Paulo, Gustavo Leal, especialistas em Segurança Cidadã do PNUD/Uruguai, Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper/SP, Tadeu Alencar, secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, e de Paula Mariano, subsecretária de Integração Social e Habitat do Instituto de Habitação do Ministério do Desenvolvimento da Argentina.

“Esse encontro surge da necessidade de, a partir da atuação comprometida com agendas urbanas, atingir a redução das desigualdades utilizando conceitos do Urbanismo Social, que é considerado hoje uma ferramenta importante de transformação territorial”, afirma Paulo Moraes, coordenador da Rede Brasileira de Urbanismo Social e um dos organizadores do encontro.

A cidade de Medellín é considerada um grande laboratório de políticas públicas e projetos de inovação social a céu aberto. Com o objetivo de fazer intervenções sistêmicas dentro das favelas, os gestores públicos criaram espaços de convivência para combater a violência, construindo bibliotecas, parques, praças e complexos de educação, cultura e lazer (as UVAs — Unidades de Vida Articulada). Foram as UVA que serviram de exemplo para a criação dos Compaz. O Recife conta, atualmente, com quatro Compaz, e há mais quatro sendo construídos em diferentes fases. Eles têm o conceito de “fábricas de cidadania”.

Outro case que será debatido é o da urbanização da Ilha de Deus, no Recife, que será apresentado por Daniela Mariz e Deise Coelho, especialistas da Diagonal que participaram do projeto. Depois de vencer um processo de licitação, a consultoria Diagonal coordenou um trabalho de urbanização da Ilha de Deus durante oito anos, de forma participativa com os moradores. O objetivo foi promover uma “transformação integrada”, unindo aspectos sociais, ambientais e urbanísticos. “Queremos contar essa história para mais pessoas porque acreditamos que o modelo de trabalho realizado na comunidade tem potencial de ser replicado em inúmeras cidades do país e impactar de forma positiva os territórios e a vida da população”, aponta Katia Mello, copresidente da Diagonal.

“Queremos provocar as cidades brasileiras a inserirem ações de urbanismo social nas suas políticas públicas”, afirma Paulo Moraes, integrante da Rede Brasileira de Urbanismo Social.

O I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: Cidades brasileiras em perspectiva está sendo realizado pela Rede Brasileira de Urbanismo Social e pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES). O Encontro recebe ainda o patrocínio da Prefeitura do Recife, Diagonal, Viana & Moura e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Programação 

09/05/2023 – às 18h30 Local: Auditório do Museu do Cais do Sertão – Palestra de Abertura com Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura de Medellín/Colômbia

10/05/2023 – 09h00 às 12h00 Local: Auditório G1/G2 UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco Mesas Temáticas

10/05/2023 – 14h00 às 18h00 Oficinas temáticas Local: Recife Antigo (espaços diversos)

11/05/2023 – 09h00 às 18h00 Local: Auditório G1/G2 UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco Mesas Temáticas

12/05/2023 – 09h00 às 12h00 Local: Visitas aos territórios – Compaz Governador Eduardo Campos; Ilha de Deus; Porto Digital, Comunidade do Pilar, Várzea.

Serviço

O que: I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: Cidades brasileiras em perspectiva

Quando: 09 a 12 de maio de 2023

Onde: no Recife (PE), em diversos espaços da cidade

Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/encontro-brasileiro-de-urbanismo-social/

Os comentários estão encerrados.