Cirurgia Bariátrica: Uma importante aliada para o controle da diabetes

whatsapp-image-2021-11-26-at-10-44-29
Um Bangalô Solar com três suítes e deck para relax, para receber as celebridades de Caras
25/11/2021
antonio-braz-advogado
Black Friday: Confira dicas de como aproveitar as promoções de forma segura e fugir das fraudes
26/11/2021
Exibir tudo

Cirurgia Bariátrica: Uma importante aliada para o controle da diabetes

Dr Sérvio

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Brasil tem mais de 12 milhões de diabéticos 

 A diabetes é uma doença crônica, a sua principal característica é o aumento dos níveis de açúcar no sangue e, se não tratada, a doença pode provocar sérias consequências em vários órgãos. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), são mais de 12 milhões de diabéticos no Brasil. A cirurgia bariátrica se apresenta como uma importante ferramenta para o controle da diabetes, e derivando dela, existe a cirurgia metabólica que é um procedimento focado no tratamento da doença.

Existem dois tipos de diabetes, a tipo 1, onde o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina e a tipo 2, onde o corpo cria resistência à insulina e não consegue produzir insulina suficiente. A diabetes tipo 2 é a mais comum e está intimamente ligada aos hábitos de vida do paciente como sedentarismo e a má alimentação. Com esses hábitos, outra doença é causada, a obesidade, que é uma condição também ligada ao surgimento da diabetes tipo 2. “O excesso de peso provoca um aumento da resistência dos tecidos à insulina, chegando ao ponto da insulina existente não ser suficiente para o controle dos níveis de glicose no sangue”, explica o cirurgião bariátrico, Sérvio Fidney.

A forma mais comum de tratamento da diabetes é com o uso de hipoglicemiantes orais, medicações que baixam a glicose do sangue, e a própria insulina, mas a cirurgia metabólica pode ser utilizada em casos de falha terapêutica. Quando o paciente se submete ao procedimento, a grelina, hormônio produzido pelo estômago e responsável pela fome, é reduzido.  Além disso, a digestão de alimentos se torna mais rápida, ajudando na liberação de hormônios para a produção de mais insulina e consequentemente diminuindo o açúcar no sangue. Com o processo de emagrecimento, a insulina trabalha melhor no corpo e consegue controlar a diabetes tipo 2. “A cirurgia bariátrica, neste contexto, entra como uma ferramenta poderosa no controle do diabetes, atuando em duas frentes, a primeira, mais rápida, alterando os níveis de alguns hormônios relacionados à diabetes e à saciedade. Na segunda frente, atuando na perda de peso e nas mudanças de hábitos de vida. Com a evolução e a experiência neste procedimento cirúrgico, foi criada a cirurgia metabólica, parecida com a cirurgia bariátrica, mas com o foco principal no tratamento da diabetes,” completa o especialista. 

 

Os comentários estão encerrados.