O torneio de robótica acontecerá em Brasília nos dias 13, 14 e 15 de março.
Após vencer a etapa sudeste do campeonato de robótica First Lego League (FLL), que aconteceu no Espírito Santo em 2014, os dez alunos que compõe a equipe ApoioBot, do Colégio Apoio, estão de malas prontas para a etapa nacional, a ser realizada em Brasília. O evento, considerado um dos mais importantes campeonatos de robótica do mundo, acontecerá entre os dias 13 e 15 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O tema proposto este ano, World Class, provoca os competidores a buscarem estratégias para aperfeiçoar a experiência de aprendizado. O vencedor da etapa nacional participará do campeonato mundial, que ocorre em abril, nos Estados Unidos.
Os estudantes pernambucanos apresentarão, em Brasília, o aplicativo APPrender e o Robô Sushi. O primeiro visa educar crianças acerca do consumo consciente de forma interativa por meio de jogos de tabuleiro. O trabalho é fundamentado nas teorias dos filósofos Piaget, Vygostky, Vergnaud e Paulo Freire. O Robô Sushi foi produzido para participar das tarefas exigidas na competição.
“A robótica no Colégio Apoio aponta um novo caminho metodológico, repleto de significados e realizações para nossos alunos e educadores.O campeonato é de mobilização mundial e discute temas extremamente importantes para a humanidade. Isso mostra ao aluno como tornar real o que ele aprende na sala de aula”, afirma a especialista em tecnologia e professora Vancleide Jordão. Para a Diretora Pedagógica da instituição, Terezinha Cysneiros, é uma grande satisfação acompanhar os estudantes nessa jornada. “Com muito orgulho vejo a equipe de alunos coesa, participativa e comprometida com o campeonato. A minha expectativa é realizarmos um bom trabalho em Brasília.”.
A equipe ApoioBot é formada pelos alunos Bruno Bueno, Ceça Gomes, João Pedro, Lucas Melo, Lucas Figueiras, Matheus Batista, Marina Monteiro, Maria Eugênia, Victor Ting e Vitor Régis. A coordenação é da diretora pedagógica do Apoio, Terezinha Cysneiros, juntamente com a profª. Vancleide e o ex-aluno e técnico da equipe Pedro Jorge.
Dezenas de equipes formadas por crianças e jovens de diversos estados do Brasil serão avaliadas em quatro etapas: Core Values, em que os times são avaliados no trabalho em equipe e inspiração; em Projeto de Pesquisa, as equipes devem escolher um tema que considerem interessante e criar uma solução inovadora; em Design do Robô, será avaliado o trabalho nas subcategorias de desenho mecânico, estratégia e inovação e programação; e, em Desafio do Robô, as equipes o projetam, montam e programam para executar uma série de tarefas.
CAMPEÕES
Desde 2007, a equipe Apoiobot acumula troféus de campeonatos regionais, nacionais e internacionais.
2007: Campeã regional; 1º Lugar na América Latina; Campeonato Mundial de Robótica, em Atlanta – EUA
2008: Garantiu vaga para o Camapeonato Mundial de Robótica LEGO, etapa Open Asian Championship, Tóquio – Japão; Vice-Campeã brasileira.
2009: Tornou-se tri-campeã Regional; Ficou em oitavo lugar no campeonato Nacional e não participou da etapa mundial.
2010: Foi vice-campeã Regional no RJ; Prêmio de Melhor Projeto de Robô da Regional; e campeão Nacional.
2011: Participou do Campeonato Mundial de Robótica, em Saint Louis, Estados Unidos. Foi campeão geral e de missões na Regional de PE.
2012: Campeão da etapa nacional do torneio First LEGO League que aconteceu nos dia 3 e 4 de março de 2012 em São Paulo – SP.
2012: Primeiro lugar na apresentação de pesquisa no Open Europe Championship da Alemanha no mês de junho, com o tema Food Factor.
2012: Campeã do prêmio geral no Torneio Mineiro de Robótica, no mês de dezembro. Garantindo vaga para a etapa nacional, com o tema Senior Solutions.
2013: Campeã do Campeonato Nacional First Lego League (FLL), no mês de março, no Distrito Federal.
2013: Campeã do Campeonato Europeu de Robótica Lego, em maio, na Alemanha.
2014: 2º lugar geral na etapa sudeste do Torneio de Robótica First Lego League (FLL).
