Empresa sergipana é exemplo de gestão e resultados
Umas das principais incorporadoras e construtoras do Norte-Nordeste, presente nos Estados de Sergipe, sua terra natal, São Paulo e Pernambuco, a Cosil completa este mês 49 anos de atuação no setor imobiliário. Ao longo de quase cinco décadas, a empresa fundada pelo engenheiro José Carlos Silva já entregou mais de 9 mil unidades residenciais, realizando o sonho da casa própria para milhares de famílias. Uma história de realizações marcada pela qualidade técnica, valorização dos colaboradores, cuidados com a preservação ambiental, e práticas corretas de relacionamento com sócios, clientes, fornecedores e demais parceiros.
A Cosil conta hoje com a administração dos filhos Danusa, Carlos José, Jéssica, Ilana e Samara, que fazem parte da segunda geração à frente da empresa. A nova equipe herdou do pai o tino para o empreendedorismo, acrescentando um toque de inovação e jovialidade. A incorporadora é dirigida no modelo Governança Corporativa, integrando acionistas e executivos em torno de decisões colegiadas, sempre com base na ética, união familiar, respeito e determinação. O modelo de gestão tem colaborado para que a Cosil se desenvolva de maneira economicamente sustentável.
Perto de completar 50 anos de fundada, a Cosil segue a sua trajetória de sucesso colecionando importantes prêmios do mercado imobiliário brasileiro: foi três vezes vencedora do Prêmio Master Imobiliário, ganhadora em 2003 do prêmio Amanco Por Um Mundo Melhor e sete vezes vencedora do prêmio ADEMI/SE. “São 49 anos de tradição, solidez e compromisso com a qualidade e inovação, investindo em pesquisa e no aprimoramento de práticas, para oferecer soluções imobiliárias que façam a diferença na vida das pessoas”, diz Jéssica Silva, diretora Comercial e de Cliente.
Durante os últimos anos, vários projetos foram implantados buscando sempre a excelência e o equilíbrio entre gestão empresarial, responsabilidade social e o compromisso com a sustentabilidade. Entre os destaques está a reestruturação da área de relacionamento com o cliente, que visa implantar projetos que permitam proximidade entre as necessidades e desejos dos clientes e maior velocidade de resposta.
A empresa também implementou, em 2011, um sistema corporativo de avaliação de desempenho empresarial para monitorar o alinhamento estratégico da empresa às diretrizes e às metas estabelecidas no Planejamento Estratégico, utilizando a metodologia Balanced Scorecard – BSC. A gestão de desempenho atua para que o colaborador possa se desenvolver alinhando as metas individuais com os objetivos organizacionais, facilitando o entendimento das competências exigidas pela empresa e ajudando o colaborador no progresso profissional.
Com ações inovadoras no mercado, a Cosil transformou o RH em área estratégica e alinhada com o negócio. A incorporadora conta com um plano estruturado para desenvolvimento da equipe em todas as áreas da empresa, da diretoria até o administrativo de obras. “Os colaboradores têm papel estratégico e são fundamentais. Fazem a empresa crescer atendendo às necessidades dos clientes e atuando em consonância aos objetivos do negócio. Realizamos processos modernos de gestão de pessoas, focados na cultura interna e na organização de processos”, diz Vanessa Lima, diretora de Recursos Humanos.
A inovação está no DNA da Cosil, que investe constantemente e se destaca com a utilização de soluções modernas e diferenciadas no processo construtivo. A empresa tem sido pioneira em projetos que unem tecnologia, funcionalidade e modernidade, sendo a primeira a lançar no mercado sergipano projetos como condomínio-clube, apartamentos duplex e studio, varanda gourmet, entre outras novidades que proporcionam facilidade e conforto aos clientes.
Para aumentar a produtividade nos canteiros de obras e oferecer empreendimentos modernos e funcionais, a área de Engenharia tem passado por mudanças significativas e estratégicas. Uma das ações de impacto positivo foi a estruturação do Planejamento de Controle nas Obras (PCO), que propicia suporte físico e financeiro aos engenheiros, para que estes consigam agir de forma mais pró-ativa e estratégica.
Outra importante ferramenta criada foi o DIS – Detalhamento para Início de Serviço, que permite melhor gestão da mão de obra e maior controle da produtividade. A empresa também investe na industrialização de materiais, aumentando a produtividade e evitando o desperdício.