O acidente aconteceu em Lajedo com espingarda soca soca
Um garoto de sete anos foi atendido no Hospital SOS Mão na madrugada desta quinta-feira, 17 de setembro, com ferimentos graves na mão esquerda vítima de um disparo acidental provocado por uma espinguarda do tipo soca soca. O acidente aconteceu na casa da família no município de Lajedo, Agreste de Pernambuco. A criança foi levada a um hospital público em Lajedo e, imediatamente, encaminhada para o SOS Mão, no Recife, unidade responsável por realizar cirurgias de urgências na mão através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.
O médico especializado em mão, Rui Ferreira, fez a cirurgia de urgência para tentar reconstituir a mão da criança. “A lesão foi muito grave e atingiu três dedos, do polegar ao médio. Infelizmente ele perdeu dois dedos, mas foi possível reconstituir o polegar. Ele está bem e deve ser observado quanto ao perigo de infecção, já que o contato com a pólvora foi grande”, explica o médico.
De acordo com o especialista, é importante alertar quanto ao risco de acidentes domésticos, principalmente com crianças. “Os casos que atingem as mãos são responsáveis por 30% do total de acidentes que acontecem no Brasil. E destes, 35% acontecem na própria residência dos pacientes, que em grande maioria são crianças”, detalha Rui Ferreira.
. Hospital SOS MÃO
Rua Minas Gerais, 147 – Ilha do Leite
. Unidade de Ortopedia SOS MÃO
RioMar Trade Center – Rua Com Morais, 50 – Pina, Recife – PE, 51010-360
. Instituto SOS Mão Criança
Rua Joaquim de Brito, 228. Boa Vista, Recife – PE
(81) 3221.2962 – http://www.institutososmaocrianca.org.br/