José Humberto Pontes de Miranda lança romance “O Recomeço”

O advogado e escritor José Humberto Espínola Pontes de Miranda lança, no dia 26 de março, às 19 horas, na Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças, no Recife,o livro “O Recomeço – um itinerário de tempo cíclico”. O romance conta a história de Reginaldo, um cearense de meia idade e divorciado que, numa viagem ao sul do México, encontra Madalena, uma jovem guia turística. Ambos se descobrem reencarnações de reis da civilização maia. E Reginaldo acredita que o mundo está próximo de um novo cataclismo.

Os personagens do livro se perguntam a respeito de povos desenvolvidos que sumiram repentinamente da Terra sem explicação razoável, como os sumérios e os maias. Abalado por dúvidas, Reginaldo passa a suspeitar que a Terra está próxima de enfrentar um cataclismo e que a faixa do mapa-mundi com chance de escapar desse cataclismo está situada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, englobando cidades como Palenque (no México), a fictícia Aldeia Canindé (no Brasil) e Putaparthi (na Índia). Boa parte do romance se passa nessas cidades.

Para desenvolver a trama, o autor passou quatro anos pesquisando, principalmente a respeito do México e da Índia, para, em paralelo, desenvolver a história ficcional. O livro adota uma linha voltada à espiritualidade, com questionamentos envolvendo várias religiões, como o budismo e o hinduísmo. Reginaldo e Madalena questionam a sociedade de consumo e acreditam que estão submetidos a um modo de vida insustentável para a humanidade.

O final do romance aponta para a conscientização de que Deus “é a energia vital que está por trás de tudo o que existe na natureza”, diz o autor. “Os personagens principais acreditam que terão de recomeçar como pessoas e qualificar-se a ajudar o recomeço do próprio planeta, em um mundo que, em virtude de inevitável novo cataclismo, largaria o atual nível de expiação para transformar-se em um lugar de regeneração”, conta José Humberto Pontes de Miranda.

“O Recomeço” tem prefácio de Dirceu Rabelo, membro da Academia Pernambucana de Letras, e apresentação do jornalista Antônio Portela. Este é o segundo livro do autor, que já lançou a coletânea de ensaios “A civilização do não ser – Silêncio do curiango”. O livro tem capa de Paulo Montanheiro e ilustrações de André Persi.

Serviço:

Lançamento do livro “O Recomeço – um itinerário de tempo cíclico”.

Dia: Quarta-feira, 26 de março de 2014.

Hora: 19 horas

Local: Academia Pernambucana de Letras – Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, Recife/PE.