Mercado de seguros na contramão da crise

CEO da JLT Seguros para a AL, Mike Methley, diz mercado brasileiro é grande e ainda há espaço para o crescimento do setor

Em sua primeira visita ao Nordeste, nesta segunda, 09, o CEO da JLT para a América Latina, Mike Methley, cumpriu agenda com o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Thiago Norões e com o prefeito do Recife Geraldo Júlio e revelou que o Grupo Jardine Lloyd Thompson (JLT) está apostando no crescimento, ainda que exista no Brasil cenário de recessão. Para o executivo inglês, o seguro é o óleo motor da economia. “Independente do não crescimento momentâneo, diante do tamanho da economia do Brasil há espaço para negócios como o nosso”, disse o CEO.

O Grupo JLT opera em mais de 130 países, tem 330 mil funcionários em escritórios espalhados pelo mundo e seu último faturamento anual auditado (2013) foi de US$ 60,5 bilhões. O CEO JLT Brasil Holdings, Nicolau Daudt, que acompanhou o executivo inglês no Recife, analisa que em momentos como o que o Brasil está atravessando agora, os empresários passam a se preocupar mais com os seus negócios. “Nosso segmento cresce porque o seguro aparece para ajudar na estabilidade das empresas”, avalia Daudt.

O CEO da JLT para a América Latina, Mike Methley, também revelou que a empresa está desenvolvendo novos produtos. “Há muito que ser feito com a oferta de novos produtos, como o seguro de garantia judicial, apólice para proteger banco de dados, apólice de fusão e aquisição de empresas, e no setor agrícola. Somos especialistas e temos as melhores soluções e produtos para ajudar a economia a crescer”, aposta o executivo inglês.

Nos últimos cinco anos, a JLT Brasil apresentou um crescimento de 400% em lucratividade, dobrando seu volume de receita e mantendo um índice de renovação em torno de 95%. Só na unidade Norte/Nordeste o crescimento no faturamento em 2014 foi de 18% em relação a 2013. “Para 2015, nossa meta é representar 10% do faturamento da JLT Brasil”, revela o diretor-executivo do escritório Norte-Nordeste, Yuri Romão.

A JLT Brasil tem foco no cliente corporativo de grande porte e atua no gerenciamento de riscos e administração de seguros. “O nosso modelo de negócio é focado na especialização, de modo que temos especialistas em diversos setores da atividade empresarial. Analisamos o setor como um todo, buscando soluções de seguros no mercado nacional e internacional através da nossa rede de escritórios distribuídos globalmente, atendendo as áreas de logística e portos, agronegócios, serviços, construção e infraestrutura, alimentos e bebidas, energia, entre outras”, explica o diretor da regional Norte-Nordeste Rodrigo Simões.

Entre os produtos de destaque oferecidos pela JLT Brasil estão: engenharia; logística – transporte; patrimonial; recall automobilístico, power & energy; responsabilidade civil geral; responsabilidade civil para administradores e diretores; responsabilidade civil para arquitetos e engenheiros; e seguro de garantia judicial, que disponibiliza a garantia do pagamento do valor correspondente aos depósitos em juízo durante processos judiciais.

NO NORDESTE/NORTE – A JLT Seguros tem participação em grandes projetos estruturadores no Norte e Nordeste, com a colocação de seguros nos projetos da Transnordestina, transposição do rio São Francisco e das usinas hidrelétricas de Girau e Belo Monte. O projeto da empresa para o NO/NE vê Pernambuco como detentor de logística favorável e localização estratégica – está a 800 km de Salvador e 780 km de Fortaleza.

NO BRASIL – A JLT Seguros está no país há mais de 30 anos, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e a regional Nordeste/Norte, que fica em Pernambuco, esta última tem filiais em Fortaleza e Salvador, e uma parceria estratégica em Manaus. Atua nas áreas de construção civil (são os maiores do mundo), logística e portos, energia, commodities, indústria química, ambiental e de telecomunicações.