Sala Ilha do Ferro, de Clarissa Lopes, presta homenagem a povoado alagoano na CASACOR PE 2019

refugio-arbor_casacorpe-2019_-credito-paulo-duca-5
Refúgio Arbor promove reflexão para além do que se vê na CASACOR PE 2019
19/09/2019
living-coral_ana-cristina-cunha_credito-denilson-machado-5
Ana Cristina Cunha aposta no aconchego com uso da cor no seu Living Coral na CASACOR PE 2019
24/09/2019
Exibir tudo

Sala Ilha do Ferro, de Clarissa Lopes, presta homenagem a povoado alagoano na CASACOR PE 2019

sala-ilha-do-ferro_casacor-pe-2019_credito-morgana-nunes-1

Prestando uma homenagem à arte popular brasileira, o espaço de Clarissa Lopes na CASACOR PE 2019 leva o nome de um povoado do interior de Alagoas. A mostra de decoração ocorre entre os dias 14 de setembro e 03 de novembro, na Avenida Dezessete de Agosto, 1112, em Casa Forte, no Recife.

A arquiteta alagoana aposta no imaginário lúdico do povoado da Ilha do Ferro, que dá mais do que apenas o nome ao ambiente, mas o alimenta com arte popular típica do interior de Alagoas, às margens do Rio São Francisco. Conhecido por ser um celeiro de grandes artistas, o povoado destaca-se na carpintaria. Os artesãos do local conseguem transformar raízes de madeira em cadeiras, pássaros, lagartos, e, mesmo rústicas, as peças carregam uma delicadeza peculiar. É entrelaçando o rústico ao delicado que a ambientação do espaço vai sendo construída.

A estética bucólica divide o protagonismo do espaço com móveis contemporâneos assinados por designers brasileiros. Essa conexão com o urbano é a proposta de Clarissa, que une o melhor dos dois mundos, contemporâneo e primitivo. “O objetivo é desenvolver uma sala que destaque a cultura rústica, mas que esteja aliada ao novo e que tenha elementos urbanos e modernos”, afirma Clarissa Lopes.

O fundo preto é um dos elementos fundamentais na Sala, pois dá o ar cenográfico que destaca o colorido das peças. Ganham destaque também uma estante desenhada pela arquiteta e a cadeira do artesão alagoano Jasson, que já esteve exposta no Salão Internacional do Móvel de Milão, considerado o maior evento de casa, decoração, design e móveis do mundo, em abril deste ano.

Mesmo rústicas e com traços fortes, as peças de barro, madeira e cerâmica não perdem a delicadeza. É o caso das peças de Sil das Alagoas, que carregam bastante realismo e refinamento. Conseguindo alternar o traço forte com a suavidade, as obras de Sil impressionam pela riqueza de detalhes. Além de peças do povoado da Ilha do Ferro, marcam presença também peças de outros alagoanos, como o designer e arquiteto Rodrigo Ambrosio; Dona Irinéia, de União dos Palmares/AL; Jasson, de Belo Monte/AL; Aberaldo Santos, de Pão de Açúcar/AL; Antonio de Dedé, de Lagoa da Canoa/AL; Valmir Lessa, de Ilha do Ferro/AL; e também pernambucanos, como Nicola e Mestre Fida, de Garanhuns/PE.
Agradecimentos: Tintas Coral – LG – Castelatto – Allume Iluminação – Arbor Cortinas –  Galeria Karandash

Serviço 

CASACOR PE 2019

De 14 de setembro a 03 de novembro

Avenida Dezessete de Agosto, 1112, Casa Forte, Recife.

@arqclarissalopes

82 993595252

Os comentários estão encerrados.