O secretário responsável pela Copa no governo de Pernambuco, Ricardo Leitão, e o secretário-executivo da Copa na prefeitura do Recife, Danilo Moreira, confirmam a presença no evento no próximo dia 7, na sede da Caixa Cultural Recife
Representantes da prefeitura e do governo estadual estarão presentes no seminário Transparência na Copa 2014 em Recife: Como Está Esse Jogo? O evento, uma iniciativa do Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos, vai reunir na mesma mesa de debate representantes governamentais e da sociedade civil que acompanham as obras da Copa. O evento será realizado no dia 7 de maio, na Caixa Cultural Recife, Auditório do 2º andar, Avenida Alfredo Lisboa nº 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife Antigo. As atividades iniciam as 8h30.
Já confirmaram presença no seminário o Secretário Extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão, o secretário-executivo da Copa 2014 da Prefeitura do Recife, Danilo Moreira, o representante Comitê Popular da Copa de Pernambuco, Eduardo Amorim, o membro do Observatório do Recife, Alexandre Dimas, e o coordenador local do projeto Jogos Limpos, Rafael dos Santos.
Durante o seminário, também serão apresentados os resultados dos Indicadores de Transparência que avaliaram a prefeitura do Recife e o governo de Pernambuco. Os indicadores foram criados pelo Instituto Ethos no âmbito do projeto Jogos Limpos juntamente com os Comitês Locais, para avaliar a disponibilidade dos dados públicos e o funcionamento dos canais de participação da população em relação aos investimentos dos governos municipais e estaduais especificamente sobre a Copa 2014.
Já foram realizados dois levantamentos dos Indicadores de Transparência Municipais das cidades-sede do Mundial de Futebol. Na primeira avaliação, divulgada em novembro de 2012, Recife foi avaliada com um nível de transparência Muito Baixo. A capital pernambucana fez apenas 14,32 pontos, em uma escala que varia de zero a cem. Em um ano, Recife apresentou alguma melhora. No segundo levantamento dos Indicadores, lançado em dezembro de 2013, a cidade fez 35,55 pontos e seu nível de transparência foi considerado Baixo. Entre os principais avanços estão a criação de um serviço de informação por telefone e a instalação de um serviço de informação ao cidadão (SIC).
Já o governo de Pernambuco foi bem avaliado na edição dos Indicadores de Transparência Estadual, lançado em junho de 2013, fazendo 63,38 pontos. O Estado ficou em segundo lugar, atrás apenas do Ceará, que fez 65,22 pontos. Uma nova avaliação dos Estados está sendo finalizada e será lançada no dia 22 de maio.
Oficina para empresas
No horário da tarde, o Instituto Ethos promove uma oficina para ajudar a responder: o que as empresas podem fazer no Combate à Corrupção. Serão abordados temas ligados à setores de compliance, códigos de conduta e ética, a nova legislação anticorrupção empresarial (Lei 12.846/2013)
Essa reunião também será realizada no prédio da Caixa Cultural Recife, mas no auditório do terceiro andar.
O Seminário Transparência na Copa 2014 em Recife: Como Está Esse Jogo? é realizado em parceria pelo Instituto Ethos, o Comitê Popular da Copa, a Cepel e o Observatório do Recife, conta com apoio da Caixa Cultural Recife.
Serviço:
Seminário Transparência na Copa 2014 em Recife: Como está esse jogo?
Data: 7 de maio
Horário: 8h30 às 17h
Local: Caixa Cultural Recife, Auditório do 2º andar, Avenida Alfredo Lisboa nº 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife Antigo
PROGRAMAÇÃO:
Manhã:
9h – Transparência na Copa em Pernambuco: Apresentação dos Indicadores de Transparência
Rafael do Santos – Instituto Ethos
9h30 – Coffee Break
9h40 – Painel: Afinal, o que é Copa em Pernambuco? Acesso à informação como bem público.
Eduardo Amorim – Representante Comitê Popular da Copa de Pernambuco
Alexandre Dimas – Observatório do Recife
Ricardo Leitão – Secretário Extraordinário da Copa do Estado de Pernambuco
Danilo Moreira – Secretário Executivo da Secretária Especial da Copa da Prefeitura do Recife
Mediação: Rafael dos Santos – Instituto Ethos
Tarde
14h30 – Oficina para empresas
O Papel das Empresas no combate à corrupção (duração de 2h30)
SERVIÇO
O quê: Seminário “Transparência na Copa 2014: Como Está Esse Jogo em Recife?” e Oficina “O Papel das Empresas no Combate à Corrupção”;
Quando: 7 de maio de 2014;
Horário: O seminário será das 9h00 às 12h00; a oficina se realizará das 14h30 às 17h00;
Local: Caixa Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero, Bairro do Recife Antigo – Recife (PE);
Inscrições: As inscrições para cada evento são independentes.
Para inscrever-se no seminário, clique aqui;
Para inscrever-se na oficina, clique aqui.