Artista Visual Ana Michaelis (SP) faz sua primeira exposição individual no Recife (PE), na Christal Galeria

Macário Moraes, empresário, treinador EMPRETECSEBRAE e mentor de empreendedores.
“Cresça e Lucre sem Enlouquecer” é o livro do empresário e mentor de empreendedores Macário Moraes com método inovador que ensina empreendedores a crescerem nos negócios sem enlouquecer em 12 semanas
12/09/2023
Escola Superior de Advocacia promove Congresso Pernambucano de Educação Jurídica com foco em discutir educação superior para jovens advogados
Escola Superior de Advocacia promove Congresso Pernambucano de Educação Jurídica com foco em discutir educação superior para jovens advogados
09/10/2023
Exibir tudo

Artista Visual Ana Michaelis (SP) faz sua primeira exposição individual no Recife (PE), na Christal Galeria

_EXPOSIÇÃO ‘Natura naturans – poéticas da natureza’ de Ana Michaelis. Fotos Filipe Berndt (1)

A artista visual Ana Michaelis, nascida no Rio de Janeiro e atualmente residente em São Paulo, trará suas obras para a primeira exposição individual no Recife (PE), na Christal Galeria (rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina). A abertura da exposição ‘Natura naturans – poéticas da natureza’. de Ana Michaelis, acontece na quarta-feira dia 20 de setembro, das 19h às 22h, com apresentação da Handmade Band,  banda com integrantes veteranos do blues pernambucano. A exposição fica em cartaz até o dia 25 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Ana Michaelis é uma artista profissional desde sua graduação na Escola de Belas Artes de São Paulo, e sua trajetória é marcada por participações em exposições individuais e coletivas em galerias não apenas pelo Brasil, mas também em Portugal e nos Estados Unidos. Além disso, seu trabalho internacional se estende às feiras de arte contemporânea de Lisboa, Madri, Dubai e Mônaco.

Nesta primeira exposição individual no Recife, o público terá a oportunidade de imergir em uma paisagem composta pela riqueza da produção artística de Ana Michaelis. A Christal Galeria será ocupada tanto interna quanto externamente pela potência vital da artista, onde natureza e poesia se entrelaçam. A diversidade de técnicas vai desde a aquarela e a encáustica, através do uso da cera quente, até a utilização da própria madeira que acolhe a pintura e o deslocamento de sementes, galhos e folhas – algumas delas recebendo uma impressão única (monotipia).

Estará presente, também, parte da produção recente da artista dedicada à pintura de paisagens. Vemos, aqui, paisagens imaginárias, muitas vezes desabitadas, misteriosamente guardadas atrás das diluídas camadas de tinta branca, as quais ela utiliza para suavizar o registro. Sua intenção é capturar o silêncio e, assim, provocar uma conversa entre memórias – aquelas que carregamos conosco e as que se apresentam aos nossos olhos. Suas paisagens estão sempre em um limiar entre a lembrança e a imaginação, sugerindo um sentido de tempo alongado e um potencial de reflexão.

Aqueles que visitarem a exposição serão convidados a se tornarem espectadores ativos, participando do processo artístico em seu ímpeto de transformação. É um convite para se demorar na paisagem, observar o que antes passava despercebido e encontrar na atividade artística um reflexo da natureza como uma força criadora – menos representação e mais poesia.

Em uma época marcada por negacionismos, crises ecológicas e uma urgência em relação aos limites do que chamamos de Antropoceno – a era que marca o impacto da atividade humana sobre a Terra – a natureza se impõe. As obras de Ana Michaelis nos conduzem a sentir e compartilhar a natureza de maneiras únicas: menos como registros e mais como sensibilização através de uma visão poética da paisagem. Elas nos fazem refletir sobre como modelos de tecnologia e o que muitas vezes buscamos de forma obsessiva sob o título de “artificial” podem, na verdade, derivar da potência artística. Além disso, nos lembram de uma realidade inescapável e irresistível – uma relação originária que a tecnologia e a dominação nos fizeram esquecer. Visitar esta exposição e interagir com ela é um convite para enxergar o que um determinado modo de vida sobre a Terra tornou invisível.

 

Informações da Exposição:

Exposição ‘Natura naturans – poéticas da natureza’

Artista: Ana Michaelis

Abertura: 20 de setembro de 2023, das 19h às 22h

Visitação: Até o dia 25 de novembro de 2023, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Local: Christal Galeria, Recife (PE)

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 19h / sábado, das 9h às 13h

Para mais informações sobre a Exposição ‘Natura Naturans’, de Ana Michaelis, e para acompanhar os eventos futuros, visite o site oficial da Christal Galeria: www.christalgaleria.com.br .

Você também pode seguir a galeria no Instagram: @christalgaleria

Sobre a Artista:

Ana Michaelis nasceu no Rio de Janeiro, vive e trabalha em São Paulo.

Trabalha como artista profissional desde a graduação na Escola de Belas Artes de São Paulo participando de exposições individuais e coletivas em galerias pelo Brasil, Portugal e Estados Unidos. Suas participações internacionais estendem-se nas feiras de arte contemporânea como de Lisboa, Madri, Dubai e Mônaco.

Nos últimos anos, pinturas de paisagens têm sido seu principal interesse. Ana constrói paisagens imaginárias, desabitadas, misteriosamente guardadas atrás das diluídas camadas de tinta branca utilizadas para suavizar o registro. Sua intenção está em capturar o silêncio provocando assim a conversa entre memórias, aquelas que trazemos conosco e as que se apresentam aos nossos olhos. Suas paisagens sempre pairam entre a lembrança e a imaginação sugerindo um sentido de tempo alongado e um potencial de reflexão.

Sobre a Christal Galeria:

A Christal Galeria de Artes entrou no mercado de arte para se destacar na cena contemporânea das Artes do Recife e do Brasil. Sua sede, no bairro do Pina, no Recife (PE), é um casarão de 1941 cuidadosamente remodelado para ter uma forte presença urbana, integrando as diversas linguagens das Artes. Com uma área total de 300m², a casa conta com dois amplos ambientes que se interligam como áreas expositivas, totalizando 130m². Dali, uma passagem íntima leva a um generoso espaço externo e ajardinado. A Christal Galeria busca permanentemente ser reconhecida por seu compromisso com a difusão do conhecimento artístico. Tem como princípios essenciais o apreço pela liberdade, o respeito pela democracia e pela livre expressão, visando ampliar o repertório de experiências estéticas e de capital cultural de seu público.

Os comentários estão encerrados.