Autismo na vida adulta é tema de congresso no Recife

Edmilson Cardoso, cirurgião cardiovascular e endovascular - CRÉDITO - Dayvison Nunes
Agosto Azul e Vermelho- Aneurisma na aorta: conheça a doença que atinge a principal artéria do corpo humano e tem alta taxa de mortalidade
07/08/2024
Israelina Tavares, ginecologista especialista em ginecologia regenerativa e estética íntima
Ginecologia Regenerativa: descubra como a especialidade pode ajudar as mulheres
04/09/2024
Exibir tudo

Autismo na vida adulta é tema de congresso no Recife

I Congresso Autismo na Vida Adulta Nordeste - Divulgação

O evento promovido pelo Instituto Dimitri Andrade acontece nos dias 13,14 e 15 de setembro, no Centro de Eventos Recife, reunindo grandes nomes locais e nacionais para debater o tema de forma multidisciplinar.

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Autismo na Vida Adulta Nordeste, promovido pelo Instituto Dimitri Andrade. O evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2024 no Centro de Eventos Recife, localizado na Imbiribeira, Recife (PE), e reúne mais de vinte palestrantes de renome local e nacional em diversas áreas, como educação, medicina, direito, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, psicomotricidade, empregabilidade e financeira para discutir estratégias de intervenção e avaliação que precisam acompanhar o autista na fase adulta para proporcionar maior bem-estar e independência. Além disso, o evento contará com exposição de trabalhos científicos, relato de experiências com autistas adultos, apresentações culturais realizadas por pessoas neurodivergentes e momentos de networking. As inscrições podem ser realizadas através do site: https://doity.com.br/ii-congresso-autismo-na-vida-adulta.

O evento é destinado tanto a profissionais e estudantes de áreas multidisciplinares que buscam aprender meios para atender as necessidades do autista adulto, como a pessoas autistas, familiares e o público em geral que tenha interesse pelo tema, proporcionando discussões sobre autismo na vida adulta por meio de conteúdos científicos e práticas reais. Entre os temas que serão abordados estão  a avaliação e intervenção em ABA para adultos diagnosticados com TEA, direitos previdenciários e empregabilidade, inclusão no mundo corporativo, comunicação do autista adulto, o impacto do autismo na dinâmica familiar, aspectos nutricionais no adulto com TEA, moradia assistida, emprego apoiado, comunicação do autista adulto, diagnóstico tardio, invisibilidade da mãe atípica, entre outros. A programação completa pode ser conferida no site (https://doity.com.br/ii-congresso-autismo-na-vida-adulta).

Estão confirmados para o evento a pediatra Sophie Eickmann, o psicólogo especialista em ABA e supervisor do Instituto Dimitri Andrade André Bezerra, a advogada especialista em direito da pessoa com autismo Carla Borgis Bertin, o neuropsicólogo e diretor de operações da Specialisterne no Nordeste Marcelo Franco, a nutricionista funcional Isa Martins, a neuropediatra Geórgia Fonseca, a fonoaudióloga Ana Cristina Montenegro, o médico psiquiatra Alberto Gorayeb, a economista e fundadora do Instituto JNG – Moradia para a Vida Independente  Flávia Poppe, o fonoaudiólogo e supervisor da Equipe de Fonoaudiologia no Instituto Dimitri Andrade Silvio Ricardo, a administradora de empresas Flávia Cortinóvis, a neuropsicóloga Luciana Xavier, a psiquiatra Mery Lucia, o médico psiquiatra Gustavo Paranhos, a fonoaudióloga Bethânia Mendes, a psicóloga e terapeuta de casais Lúcia Freire, o psicomotricista Thiago Halison, a psicóloga e diretora do Instituto Dimitri Andrade Frínea Andrade e o neuropsicopedagogo e analista do comportamento Guilherme S. Bastos. Além destes, Fernanda Fialho, Michelle Malab e João Paulo de Castro, adultos autistas, compartilharão relatos de experiências sobre desafios pessoais com relação ao mercado de trabalho e diagnóstico tardio.

“Estamos muito felizes de trazer a segunda edição do Congresso Autismo na Vida Adulta Nordeste, repetindo o sucesso do evento que aconteceu no ano passado. Há uma ausência de discussões sobre o autismo na vida adulta, gerando uma alta demanda parental e um baixo quantitativo de profissionais e espaços preparados para o atendimento da pessoa adulta com TEA. Dessa forma, a vida do adulto com TEA é frequentemente negligenciada. Com esses três dias de imersão queremos gerar o interesse das pessoas por entender as necessidades do autista na vida adulta de acordo com as suas particularidades para atendê-los de uma melhor forma através da compreensão de como inseri-los na sociedade e proporcionar independência”, destaca Frínea Andrade, diretora do Instituto Dimitri Andrade.

SERVIÇO

II Congresso Autismo na Vida Adulta Nordeste

Quando:13, 14  e 15 de setembro de 2024

Onde: Centro de Eventos Recife (Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 4861 – Imbiribeira, Recife – PE

Inscrições: https://doity.com.br/ii-congresso-autismo-na-vida-adulta

Os comentários estão encerrados.