Campanha Agosto Azul Vermelho

convite casapronta 03.08.23
Doris David de Souza recebe na Casapronta para lançamento da Varanda Primavera da DonaFlor
01/08/2023
80 anos da CLT são celebrados no IV Congresso Trabalhista de Pernambuco, sediado no Recife
80 anos da CLT são celebrados no IV Congresso Trabalhista de Pernambuco, sediado no Recife
28/08/2023
Exibir tudo

Campanha Agosto Azul Vermelho

Angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno

Cirurgiã vascular Beth Moreno enfatiza a importância do check up vascular na prevenção de doenças no sistema arterial e venoso

No mês de agosto é realizada a campanha Agosto Azul Vermelho, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular e incentivar as pessoas a se consultarem com especialistas vasculares. Entre as principais medidas para auxiliar no diagnóstico e tratamento precoce de doenças vasculares está o check up vascular, uma série de exames que são feitos periodicamente com o escaneamento das artérias e veias do corpo para verificar toda a circulação.

“O check up vascular é realizado com exames de ultrassom com doppler, não invasivos e indolor, para visualizar a circulação cerebral através dos exames nas artérias carótidas e vertebrais; a circulação do abdômen a partir dos exames das artérias aortas e das ilíacas e a circulação dos membros inferiores através das artérias que compõem os membros inferiores para verificar se há alguma doença obstrutiva crônica, que são placas de gordura e de ateroma nas artérias que, ao longo do tempo, levam à obstrução das artérias, principalmente em pacientes que têm hipertensão, diabetes e colesterol alto. Também é possível investigar o sistema venoso para garantir que não haja nenhuma obstrução venosa ou alguma doença na veia safena”, explica a angiologista Beth Moreno.

A orientação da SBACV é de que pacientes acima dos 40 anos e com comorbidades ou a partir de 50 anos e sem comorbidades realizem o check up vascular anualmente. No caso dos pacientes sem comorbidades, o prazo de repetição do check up vascular pode ser mais espaçado, de acordo com a orientação do especialista.

Entre as principais doenças prevenidas a partir desses exames estão as placas na artéria carótida que podem levar à obstrução e um futuro AVC, aneurisma da artéria aorta e a obstrução arterial, que pode levar à perda de membros e isquemias, além de insuficiência venosa e trombose. “O Covid 19, uma doença altamente inflamatória, aumentou muito o número de casos de trombose, já que, em resposta a esse processo inflamatório, é ativada uma série de coagulações sanguíneas. Assim, pessoas que tiveram covid são mais propensas a desenvolver trombose, mesmo após a infecção e tendo tido sintomas leves. Por isso, é tão importante manter acompanhamento com especialista vascular para evitar possíveis complicações”, enfatiza a cirurgiã vascular Beth Moreno.

Outros cuidados podem ser colocados em prática para prevenir os problemas vasculares, como praticar exercícios físicos de modo regular, ter uma alimentação saudável e evitar o tabagismo. “É importante lembrar, ainda, que a maioria das doenças vasculares costumam ser silenciosas e, por isso, a consulta de rotina e o check up vascular são fundamentais para prevenir as complicações, intervindo de forma precoce e tratando da melhor forma, caso seja descoberta alguma doença em fase inicial”, enfatiza a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.

Dra. Beth Moreno é angiologista e cirurgiã vascular, possui referência no tratamento das varizes com laser e espuma e no tratamento da veia safena com o endolaser. Título de especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular. Integra a equipe de cirurgia vascular do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
Instagram: @bethmorenovascular

Os comentários estão encerrados.