Com o aumento da popularidade das corridas de rua e as tradicionais “peladas” de fim de semana, cresce também o número de lesões nos joelhos entre os atletas amadores. A sobrecarga na articulação dos joelhos é uma das principais causas de contusões, que podem comprometer seriamente a mobilidade. Entre as lesões mais recorrentes está a do ligamento cruzado anterior (LCA), essencial para a estabilidade do joelho.
Esportes que envolvem mudanças bruscas de direção, como futebol, basquete e tênis, estão entre os que mais oferecem risco para o LCA. “O joelho é uma articulação que opera frequentemente no limite da sua função fisiológica. Sem uma musculatura equilibrada, preparo físico adequado e controle de peso, a prática de atividades intensas pode causar danos estruturais. Quando não tratada corretamente, a lesão do ligamento cruzado anterior pode evoluir para um quadro de artrose precoce no joelho, impactando a qualidade de vida a longo prazo”, explica o médico ortopedista Leonardo Monteiro, especialista em joelho.
Quais os sintomas da lesão do LCA?
-
Dor
-
Inchaço
-
Derrame articular
-
Instabilidade do joelho
“Quando o ligamento cruzado anterior se rompe, o paciente geralmente ouve um estalo, seguido de dor intensa e inchaço imediato no joelho. A sensação é de instabilidade, como se a articulação fosse falhar a qualquer momento. Além disso, cerca de 80% dos casos apresentam derrame articular, ou seja, inflamação e acúmulo de líquido dentro do joelho”, explica o especialista Leonardo Monteiro.
Fatores de risco
-
Interações entre o calçado e o solo
-
Anatomia do paciente (ângulo do joelho e frouxidão ligamentar)
-
Fatores hormonais e biomecânicos (força muscular, movimento corporal, controle neuromuscular)
-
Sobrepeso
-
Distúrbios metabólicos
“As mulheres estão entre os principais grupos de risco para lesões no ligamento cruzado anterior. Isso porque, em geral, apresentam quadris mais largos, o que pode comprometer o alinhamento do joelho e aumentar a pressão sobre o ligamento durante certos movimentos. Além disso, variações hormonais ao longo do ciclo menstrual podem influenciar a elasticidade e a rigidez dos ligamentos, tornando-os mais suscetíveis a lesões”, explica o especialista.
Como prevenir lesões no LCA?
A prevenção das lesões no ligamento cruzado anterior (LCA) passa, sobretudo, por cuidados com a preparação física.
-
Fortaleça a musculatura das pernas com treinos específicos.
-
Faça sempre um bom aquecimento antes das atividades físicas.
-
Invista em exercícios de mobilidade e flexibilidade articular.
-
Evite treinar em estado de fadiga excessiva.
-
Use calçados adequados ao tipo de esporte que você pratica.
-
Inclua treinos de coordenação motora e controle postural na rotina.
Quais os tratamentos para as lesões do LCA?
-
Órtese
-
Fisioterapia
-
Cirurgia de reconstrução
“Nem todos os casos exigem cirurgia, mas em pacientes jovens, ativos ou atletas, a reconstrução do ligamento geralmente é recomendada. Com o tratamento adequado e um bom processo de fisioterapia, é possível retornar às atividades físicas com segurança”,destaca o médico.
Como acontece a cirurgia de reconstrução do LCA?
“A reconstrução do ligamento cruzado anterior é um procedimento minimamente invasivo, realizado com o auxílio de um artroscópio inserido por pequenas incisões. Enxertos autólogos, retirados do próprio paciente, são amplamente utilizados, podendo vir do tendão patelar, quadríceps ou dos tendões flexores. O tendão patelar, por exemplo, oferece excelente estabilidade e costuma ser a escolha para atletas de alto rendimento, enquanto os tendões isquiotibiais favorecem uma recuperação mais rápida. A escolha do enxerto depende de fatores como a idade do paciente, tipo e gravidade da lesão e o esporte praticado”, explica o ortopedista Leonardo Monteiro, especialista em joelho.
Leonardo Monteiro é médico ortopedista especialista em joelho, membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia Esportiva. Atende na Ortoclínica, no Real CTO, do Hospital Português, no Memorial Traumato Ortopedia, do Hospital Memorial São José e na Clifor Olinda.
@dr.leonardo_monteiro