Cuidados alimentares nas festas de fim de ano

Cantata Natalina promovida pelo Instiituto Dimitri Andrade em 2022 com crianças autistas (1)
Crianças autistas atendidas pelo Instituto Dimitri Andrade apresentam Cantata Natalina no Recife
14/12/2023
Instituto Integrarte Dimitri Andrade, unidade Barro..
Instituto Dimitri Andrade promove mutirão de atendimento gratuito para crianças e adolescentes neurodivergentes
11/01/2024
Exibir tudo

Cuidados alimentares nas festas de fim de ano

Sérvio Fidney, especialista em cirurgia bariátrica, cirurgia geral, do aparelho digestivo

O cirurgião bariátrico Sérvio Fidney traz dicas de alimentação para pessoas em processo de emagrecimento, que se submeteram à bariátrica ou que sofrem com refluxo

Durante as festividades de fim de ano, é muito comum escorregar na dieta. A diversidade de pratos e bebidas oferecidas costuma ser um dos pontos altos das confraternizações e pode ser um grande desafio, principalmente para as pessoas que precisam de cuidados redobrados com a alimentação. Pacientes que estão em processo de emagrecimento, se submeteram a cirurgias bariátricas ou costumam sofrer com refluxo, por exemplo,  precisam adequar sua rotina alimentar e manter a disciplina mesmo nesta época do ano.

“Perder peso é um processo longo e está ligado à escolha de ter uma vida mais saudável. Os excessos nas festas de fim de ano podem ser prejudiciais para o processo de emagrecimento e é necessário ter disciplina quanto à quantidade de calorias ingeridas. A intenção é que o paciente tenha uma vida plena sem se afastar do convívio familiar e de amigos. Por isso, é importante participar das comemorações, mas lembrar de fazer escolhas mais conscientes e compensar os excessos antes ou depois das festas”, explica o cirurgião bariátrico Sérvio Fidney.

O especialista destaca algumas práticas que podem auxiliar na hora de se alimentar nas confraternizações. A primeira é mastigar devagar, pois isso auxilia na saciedade, além de experimentar as pequenas porções dos alimentos para aproveitar a variedade de comidas sem exagerar. Para quem fez a bariátrica ou sofre com refluxo, comer devagar ajuda a evitar desconforto gástrico. Outras dicas dadas pelo médico são a inclusão de saladas no prato, a substituição de pratos doces por frutas e evitar o consumo de embutidos e industrializados, dando preferência a frutas, saladas e oleaginosas.

“O recomendado é evitar consumir bebidas alcoólicas, mas, caso consuma, dê preferência para as menos calóricas, como vinho tinto ou gin. Também é importante seguir uma dieta alimentar mais restritiva nos dias anteriores para balancear o consumo de calorias, além de fazer refeições mais leves após a festa, e ainda, não abandonar os exercícios físicos nos dias anteriores e depois da festividade. Lembre-se que fazer boas escolhas alimentares é algo construído e, com certeza, ninguém quer jogar fora todo o investimento e tempo de adaptação em reeducação alimentar de um ano inteiro por causa de festas de fim de ano. É possível celebrar as conquistas com os amigos e familiares, mantendo a disciplina, evitando exageros, controlando as calorias e fazendo substituições saudáveis”, completa o cirurgião bariátrico Sérvio Fidney.

Sérvio Fidney é médico cirurgião formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em cirurgia bariátrica, cirurgia geral, do aparelho digestivo e cirurgia videolaparoscópica. Possui mestrado em cirurgia e residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Hospital das Clínicas – UFPE. É membro da Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica desde 2015 e preceptor da residência médica em Cirurgia desde 2011. É chefe do serviço de Cirurgia Geral e Bariátrica do Hospital Agamenon Magalhães (SUS-PE) e cirurgião da equipe do Real Hospital Português e do Hospital Memorial São José.

Instagram: @drserviofidney

Os comentários estão encerrados.