Especialista recomenda cuidados com os joelhos no período de férias

Durante o ano, as demandas do dia a dia muitas vezes dificultam a dedicação aos exercícios, mas nas férias é possível aproveitar o tempo livre para se movimentar, experimentar novas modalidades e criar uma rotina que beneficie a saúde do corpo. No entanto, essa quebra da rotina precisa ser feita com atenção, especialmente em relação à saúde dos joelhos.

O médico ortopedista especialista em joelho Leonardo Monteiro alerta que a articulação do joelho é bastante demandada durante a movimentação e, por ser responsável pela sustentação do corpo, é muito suscetível a lesões durante os exercícios.

Se a atividade física escolhida for uma caminhada, corrida ou até mesmo trilhas, o ideal é investir em um bom calçado para evitar impactos que comprometam a saúde dos joelhos. O calçado deve oferecer estabilidade, ter um tamanho adequado e ser confortável. Além disso, o tênis escolhido deve estar de acordo com o tipo de pisada e a atividade que será praticada.

“A escolha do tênis pode ajudar a proteger as articulações; por exemplo, para caminhadas ou corridas, é recomendado optar por tênis específicos que possuam um bom sistema de amortecimento para reduzir o impacto do contato com o solo”, indica o médico ortopedista especialista em joelhos.

Outra atividade comum durante as férias é o ciclismo, que, apesar de parecer inofensivo, pode comprometer os joelhos, que são bastante exigidos nessa prática. Para prevenir lesões, a realização de exercícios de aquecimento e fortalecimento é indispensável.

“O aquecimento é essencial para preparar não apenas o joelho, mas todo o corpo, de articulações a órgãos como o coração, para o exercício que está por vir. Começar a se exercitar com músculos e articulações ainda rígidas pode aumentar o risco de lesões”, adverte o médico ortopedista.

Leonardo Monteiro também destaca que, ao sentir desconfortos severos durante qualquer atividade física, é fundamental interromper o exercício e observar a evolução da dor. “Dores que ocorrem durante ou após a prática e desaparecem espontaneamente geralmente não são graves, mas dores que não regridem são um sinal de alerta e requerem avaliação médica”, recomenda.

Sobre o especialista

Leonardo Monteiro é médico ortopedista especialista em joelho, membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia Esportiva. Ele atende na Ortoclínica, no Real CTO do Hospital Português, no Memorial Traumato Ortopedia do Hospital Memorial São José e na Clifor Olinda.