Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que aproximadamente 80% da população já teve ou terá dor na coluna

Lucas Sales de Melo medico ortopedista especialista em coluna da Clifor Olinda 2

Especialista em coluna esclarece as principais causas da dor na região e alerta quais são os sinais de urgência

Engana-se quem pensa que dor nas costas é apenas questão de colchão ruim ou má postura. A realidade é bem mais complexa e a dor pode estar ligada a outros fatores. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as dores nas costas atingem ou vão atingir 80% da população no mundo, sendo considerada a principal causa de incapacidade. “Não é só dor lombar, é também perder a qualidade de vida. Quando falamos de dor lombar e dor nas costas, estamos falando de uma condição que pode impactar significativamente o dia a dia das pessoas”, explica o Dr. Lucas Sales de Melo, médico ortopedista especialista em coluna que atende na Clifor Olinda.

Tipos de dor nas costas

O tipo mais comum de dor lombar são os espasmos musculares – aquela sensação de “travamento” que acontece quando pegamos um objeto de forma inadequada ou fazemos um movimento brusco.

“O paciente sente a coluna travar instantaneamente. Pode acontecer na academia, em casa, até mesmo ao se levantar da cama”, explica o Dr. Lucas Sales de Melo.

Além dos espasmos musculares, existem dois outros motivos principais que o especialista identifica na prática clínica:

Dores discogênicas: É uma dor na coluna causada por problemas no disco intervertebral, que é aquela “almofadinha” entre as vértebras. Ela pode surgir por degeneração do disco, desidratação ou até pequenas lesões. É uma dor profunda e contínua, que pode piorar ao sentar, curvar-se para frente ou ficar muito tempo na mesma posição

Dores facetárias: Também conhecida como síndrome facetária , pode causar dores como uma sensação de “pontada”, mais comum na região lombar ou cervical. É comum em pessoas com artrose ou com sobrecarga nas articulações.

Dor lombar com irradiação para as pernas pode ser um problema grave na coluna

Uma das principais preocupações dos pacientes está relacionada à dor ciática, quando há irradiação da dor lombar para as pernas. “Na maioria das vezes a dor lombar irradiada por membro inferior pode ser causada por uma hérnia de disco na coluna lombar. A depender da localização da hérnia, ela pode dar essa dor irradiada para as pernas”, detalha o Dr. Lucas Sales de Melo.

Apesar desses sintomas preocuparem os pacientes, o especialista traz uma perspectiva otimista: “A maioria dos pacientes que apresentam essa dor ciática são resolvidos sem cirurgia. A maioria dos casos são tratados de maneira conservadora, com medicações e fisioterapia”, tranquiliza.

Quando procurar um especialista em coluna?

Existem sinais de alerta que exigem atenção médica imediata. Se você apresentar os seguintes sintomas, procure um médico:

  • Dor persistente nas costas ou pescoço
  • Formigamento ou dormência
  • Perda de controle das funções excretórias
  • Fraqueza muscular

“Esses sintomas podem indicar compressão grave de nervos e requerem intervenção médica”, alerta o especialista. Além disso, existe outro critério prático para buscar ajuda especializada. “Ao sentir uma dor que não passe com analgésicos simples, dipirona, paracetamol, que normalmente os pacientes tomam em casa, é ideal procurar um médico especialista em coluna”, recomenda.

O ortopedista especialista em coluna Lucas Sales de Melo enfatiza que o envelhecimento natural da coluna vertebral acontece, mas isso não significa que a dor deva ser aceita como normal. Ele destaca a importância de uma avaliação adequada que pode determinar o melhor tratamento para cada caso específico, evitando que um problema simples se torne uma condição crônica e debilitante.