A angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno traz orientações de como amenizar os incômodos durante a estação mais quente do ano
As varizes costumam incomodar muito, principalmente com a chegada do verão e do calor intenso. Pernas inchadas, dores intensas e câimbras noturnas são alguns dos fatores que afetam o bem-estar da maioria das pessoas que sofrem com o problema que, durante a época mais quente do ano, costuma ser acompanhado ainda por sinais como ardência, sensação de peso, coceira e queimação. Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) estimam que, durante o verão, há um aumento de 20% a 30% no número de queixas desses incômodos nas pernas.
“As varizes são veias dilatadas e tortuosas de coloração azulada ou avermelhada que surgem ao longo das pernas, apontando doença da circulação venosa. No verão, devido às altas temperaturas, há piora dos casos, uma vez que o calor provoca a dilatação dos vasos, principalmente em veias e vasos linfáticos. Embora seja mais comum entre pessoas acima dos 40 anos de idade, as varizes também aparecem nos jovens, principalmente aqueles com predisposição genética”, explica a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.
Como amenizar os incômodos causados pelas varizes durante o verão?
- Beber bastante água
- Praticar exercícios físicos, de preferência em horários com temperaturas mais amenas
- Manter uma dieta saudável com diminuição do sal
- Utilizar meias de compressão
- Manter as pernas elevadas durante o repouso
- Usar protetor solar nas pernas
Um alerta importante nesta época do ano é que o bronzeamento natural causado pela exposição solar pode disfarçar o contraste da cor da pele com as varizes, diminuindo o incômodo estético, o que faz com que muitas pessoas retardem a busca pelo especialista.
“Vale lembrar que as varizes não são um problema apenas estético e que será resolvido com um bronzeamento. O mais indicado é buscar ajuda de um cirurgião vascular para receber o diagnóstico e tratamento adequado. Às vezes, o paciente chega com um vasinho aparentemente pequeno e acha que é algo simples, só uma questão estética, mas, na verdade, tem uma doença na veia safena, que é uma veia importante do sistema venoso da perna. Isso pode evoluir para varizes mais calibrosas, alterações de pele, como a pele mais endurecida e escura, até a formação da úlcera venosa, que é o último estágio de avanço da doença venosa”, destaca a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.
É possível tratar as varizes no verão?
Sim. A especialista aponta que o tratamento para varizes pode ser feito durante o verão, desde que o paciente tome alguns cuidados antes e após o procedimento.
“Para fazer o tratamento das varizes com o laser transdérmico, é importante que a pessoa não esteja com a pele avermelhada e descamando de queimadura solar. Se levar um pouco de sol, 7 a 15 dias depois já é um bom tempo para fazer o procedimento de forma segura. Para quem já fez o tratamento e ficou com equimoses, as manchinhas roxas, em torno de uma semana a 10 dias essas manchas já são reabsorvidas e o paciente pode se expor ao sol novamente utilizando protetor solar no local do procedimento”, enfatiza a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.
Dra. Beth Moreno é angiologista e cirurgiã vascular, possui referência no tratamento das varizes com laser e espuma e no tratamento da veia safena com o endolaser. Título de especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular. Integra a equipe de cirurgia vascular do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
Instagram: @bethmorenovascular



